A Construção de Imóveis Residenciais e o Cenário para Novos Olhares

    Atualmente a construção de imóveis residenciais centra-se em Prédios com três pavimentos, e na maioria, usando os denominados “apartamentos térreos”. Não tenho dúvida que este tipo de imóvel seja sucesso em vendas e negócios  de demanda muito ativa em algumas classes  sociais.

                             Esse modelo de construção é geralmente representado por  pequenos edifícios desprovidos de área de lazer, sem elevador e ainda utilizam a área de recuo obrigatório como garagem. o que dificulta a acessibilidade. quebra a privacidade e deixa as crianças e os adultos sem espaço para as indispensáveis movimentações.

                            Por outro lado, a ausência do elevador obstacula as visitas de pessoas idosas, e pessoas com deficiência por falta  de acessos adequados e meio para a acessibilidade âs Unidades Habitacionais mais altas, além de dificultar a condução, na subida de feiras e e equipamentos adqueridos..

                                 Acredita-se que já está no tempo de a Engenharia  e a Arquitetura pensarem em modelos de edificações que contemplem todos os itens gerenciais da qualidade. como qualidade intrínseca do produto, Custo acessível. Segurança. Atendimento as comodidades e sustentabilidade . considerando a longevidade das pessoas  e a imperiosa necessidade  de as famílias poderem curtir mais seu tempo dentro do seu próprio espaço.

                              Escrevi este artigo inspirado numa obra que tive a oportunidade de visitar, localizada no bairro dos Bancário, dali depreendi que aquele modelo já indigita uma performance de Construção que atenderá às exigências do mercado imobiliário, em termos  pequenos condomínios e apresenta, na minha ótica, uma referência nesta perspectiva., ” mas nada é tão bom que não possa ser melhorado.”

                                Durante minha visita a estas obras no Bairro dos Bancários percebi que estes pequenos condomínios são portadores de uma infraestrutura competente, moderna e de qualidade capaz de preencher as expectativas dos clientes compradores  ao oferecer um cardápio de comodidades em forma de qualidades compulsórias e atrativas.

                     Pois, indubitavelmente, este é o Cenário que exige novos olhares, traduzidos em uma  nova concepção e gestão na Construção  de Condomínios Residenciais de pequeno porte.

Erasmo Pereira de Lima

Sobre o Autor

Graduado em Letras/UFPB, Especialista em Gestão de Pessoas/UPE e em Gestão da Qualidade pela fundação Christiano Ottoni/UFMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese