A Didática da Gestão Competente

    São três as ações que garantem a sustentabilidade de uma gestão competente: VONTADE, MÉTODO E DISCIPLINA. Essas três ações associadas, efetivamente integradas e exercitadas com seriedade, asseguram, indubitavelmente,  que as Organizações conquistem  seus objetivos pretendidos.

                             Delinear este ambiente de gestão exige das Empresas e de toda equipe envolvida nos trabalhos, alto nível de comprometimento.

                            Ao aquilatar essas ações, separadamente, inciando pelo item Vontade, isto é, vontade de fazer, de mudar, de inovar métodos e processos organizacionais, ressalte-se este item, como uma força impulsora, mormente,  quando esta vontade emerge  de uma adesão interior da Empresa e de seus colaboradores e surge como resultado do conhecimento.

                            No que tange, ao segundo item , o Método, percebe-se neste, a sua relevância na ordenação científica e técnica da Vontade, porquanto o Método é o caminho que se traça e que se percorre, gerando fórmulas na criação  de soluções e estruturas que levam as empresas ao alcance de suas metas e objetivos estabelecidos.

                           É claro que a Vontade e o Método nada farão se não houver no processo a Disciplina, este item, na sua conceituação moderna,  tem a capacidade manter todo pessoal envolvido, focado nas suas atribuições necessárias, e, sobretudo, sem perder de vista a motivação para a concretização das metas planejadas.

                          Portanto, as Organizações inovadoras que visam irrevogavelmente otimizar seus processos, produtos e serviços, fundamentam-se nesta didática cujos princípios são VONTADE, MÉTODO E DISCIPLINA, sistema V M D.

Erasmo Pereira de Lima

Sobre o Autor

Graduado em Letras/UFPB, Especialista em Gestão de Pessoas/UPE e em Gestão da Qualidade pela fundação Christiano Ottoni/UFMG.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese