A Política e a Gestão

  Equivocadamente, há pessoas, às vezes ,até pessoas consideradas  de notório conhecimento, que enxerga pontos excludentes entre a Política e a gestão, ou mais precisamente entre as atividades do Político e do Gestor.

                              Na realidade, o político, na acepção lídima da palavra deve ser um gestor, bem como o gestor  jamais será autêntico e verdadeiro se não for político, isto considerando o eixo semântico que ligam as duas palavras.

                              Ao meu ver, as palavras Política e Gestão tem um arcabouço de significação íntegro que dispensam adjetivos e ou adjetivos adverbializados, porque são substantivos definidos e completos  com suas  etimologias irretocáveis.

                              É perceptível que, no vocabulário de uma língua viva,  como o Português, as palavras sofram alterações  referentes aos seus significados                ( polissemias ou sentidos metafóricos ) e às vezes, existem palavras que assumem o significado oposto ao sentido literal e a este processo dá-se o nome de enantiossemia, contudo as palavras, Política e Gestão ainda  mantem sua base semântica original, levando-me evidenciar  que os agentes da Política e os Gestores devem ter no cardápio de suas personalidades os mesmos ingredientes de conteúdo semântico, tais como: eticidade,  alteridade,senso de economicidade, compromisso, visão holística e de coletividade, espírito  empreendedor e democrático, perfil inovador, consciência ecológica, atitudes positivas e enfim, coragem para enfrentar a corrupção como um exercício de vida.

                              Isto observado, fica quase impossível desprender Política de gestão e Político de Gestor, uma vez que, no momento, o cenário mundial exige um Político com o fulcro na gestão e um gestor essencialmente Político.

Erasmo Pereira de Lima

Sobre o Autor

Graduado em Letras/UFPB, Especialista em Gestão de Pessoas/UPE e em Gestão da Qualidade pela fundação Christiano Ottoni/UFMG.

Comments

  1. É de bom alvitre ressaltar que sua temática prof. nos deixam cabisbaixo devido ao nível dos seus escritos e opiniões sensatas que v. S. faz ao destrinchar um assunto simples em mero conhecimento nas áreas por V. S. exploradadas.Quero deixar aqui. O meu mais efusivo parabéns e dizer -lhe ou melhor prometer-lhe que vou acompanha-lo nesses seus escritos tâo bem elaborado e que muito nós emsinam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese